Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Retalinhos

Semana começando que tal um projetinho? 
Eu irei mostrar um passo a passo de patchwork.
Eu faço patchwork já tem um tempo e ando costurando minhas roupas também,  com o passar dos anos juntei duas sacolas de retalho, alguns grandes outros bem pequeninos e o que fazer com estes retalhos?? É o que vou mostrar com este primeiro exemplo.



Separei em dois montes os mais graúdos e os miúdos. Depois selecione por polegada como costumo trabalhar, mas se você quiser pode ser em centímetros
E fiz rolinhos juntando várias cores como aqui


Este rolinho ficou 3 polegadas e cortei quadradinhos 3X3


Eu comprei o molde de hexágonos de PVC mas como serve só de molde para passar para a cartolina você pode baixar ou até criar o seu, lembre-se de deixar 0,5 cm para costura. Para quem quer seguir trabalhando com patchwork, aconselho comprar esta base verde, a régua e o cortador circular, mas para este caso uma tesoura afiada já serve. Neste último passo que você vê nesta foto a cartolina está anexada ao tecido com um alfinete de segurança ou como eu chamo"joaninha". Agora pegue aquela agulha de costura que você tem em casa com uma linha e mão obra
                                    



Dobre o tecido 



Faça o alinhavo unindo os cantos



Depois de todo alinhavado



Hora de tirar o papel



Aí está ele prontinho, o papel fica assim mesmo, feio mas serve para fazer os próximos, vamos unir?



2 hexágonos 



Direito com direito



Costurei a mão unindo a ponta



Prontinho a costura pelo direito quase não aparece, eu faço fileiras e depois uno nas laterais, mas quem quiser já pode ir costurando pelas laterais e deixar sua imaginação te levar.

Assim está ficando minha almofada.
Espero que eu tenha explicado direitinho qualquer dúvida por favor deixe o recadinhos que eu respondo. Postarei a finalização da almofada até ela ficar prontinha.

Viu não precisou de muita coisa nem de máquina de costura então o que está esperando bora lá fazer.

Beijos até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...